a indústria é o principal foco de mercado dos serviços de energia do ISQ. O universo de empresas potencialmente interessadas nestes serviços é aquele em que a utilização de energia tem um peso relativo mais relevante na estrutura de custos, como: pasta, papel e cartão; automóvel; águas; plásticos; alimentar; cerâmica; combustíveis; extrativa; química; construção; têxtil; metalomecânica e vidreira.
O regulamento nacional do Sistema de Gestão de Consumos Intensivos de Energia (SGCIE) obriga as empresas com consumos superiores a 500 toneladas equivalentes de petróleo a realizar periodicamente auditorias energéticas e a promover planos de racionalização com metas de redução bem definidas. Cerca de 1.300 auditorias energéticas e planos de racionalização foram realizados a consumidores intensivos de energia em Portugal, tendo o ISQ participado em aproximadamente 11% desses mesmos planos.
Como corolário do conhecimento adquirido durante duas décadas na prestação de serviços de energia, o ISQ desenvolveu um Manual de Auditorias Energéticas para a Indústria, em colaboração com a ADENE – Agência para a Energia, que foi publicado em 2019.