soluções para a indústria de processo

Segurança, fiabilidade e maior eficiência para a sua instalação industrial

Concorrer num mercado global

A globalização abriu mercados mas também concorrência. Eficiência, qualidade, just-in-time, sustentabilidade e ambiente passaram a ser conceitos fundamentais na indústria de processo. O ISQ disponibiliza soluções que apoiam em todos estes vetores, para trazer mais competitividade ao negócio.

Soluções para o setor da indústria de processo

A nossa equipa apoia-o em todas as fases do ciclo de vida da sua instalação, avalia e garante a sua qualidade e o cumprimento das obrigações legais, contribuindo para a segurança das pessoas, das instalações e dos equipamentos e para a redução de riscos ambientais.

O ISQ é reconhecido como Organismo Notificado e acreditado como Organismo de Inspecção Sectorial no âmbito de várias Directivas Europeias.

Gestão e otimização do ciclo de vida

  • Inspeção de sistemas por técnicas avançadas como a termografia o vídeo de alta velocidade
  • Ensaios não destrutivos e Supervisão de ensaios
  • Inspeção de proteção anticorrosiva
  • Elaboração de planos de manutenção
  • Inspeções periódicas e avaliação da condição de equipamentos e instalações em serviço
  • Avaliação de vida restante e Inspeção baseada no risco (RBI)
  • Elaboração de especificações de reparo

Supervisão de construção de equipamentos e instalações industriais

  • Revisão de projeto com base em normas e regulamentação oficial
  • Elaboração ou aprovação de Planos de Inspeção e Ensaios
  • Qualificação de pessoal e métodos operatórios
  • Acompanhamento do fabrico e montagem
  • Apoio ao licenciamento

Inspeções em Parada

  • Organização da paragem
  • Preparação dos Planos de Inspeção e Ensaios – PIE
  • Coordenação de todas as atividades durante a parada
  • Emissão de um relatório específico por cada equipamento, com conclusões e recomendações concretas sobre a adequação para o serviço, para o seguinte período de operação previsto

Calibração e aferição de equipamentos e sistemas de medida

  • Asseguramos as inspeções periódicas regulamentares a instalações, equipamentos e processos.
  • Eletricidade, gás, ruído, vibrações, frio, gases comprimidos, eletricidade, radiação, poluentes, parâmetros químicos, segurança ambiental.
  • Rede de laboratórios acreditados, fixos e móveis, garantindo a conformidade com a legislação, normas, directivas e códigos aplicáveis.

Cumprimento de Obrigações Legais

  • Adequação de máquinas a NR-12 e equipamentos estáticos a NR-13.

O consumo mudou, as expectativas dos clientes são mais elevadas, a concorrência não descansa.
Como colocar o seu negócio na linha da frente?

O seu Gestor de Projetos

Gestão de projetos com soluções integradas e foco no sucesso do negócio

O Gestor de Projetos é um especialista no setor onde o seu negócio se insere, com uma visão de conjunto dos serviços e valências do ISQ e de como estes se podem conjugar no seu interesse. Tem a capacidade de os articular em projetos como o seu, garantindo um resultado ótimo.

Preencha o formulário abaixo.

o ISQ é o seu parceiro com soluções completas para o setor da energia

O ISQ na indústria de processo

A indústria de processo envolve milhares de pessoas, trabalhadores das mais variadas empresas, laborando nos mais diversos locais e desenvolvendo uma multiplicidade de atividades, diversas vezes em condições extremas, sendo que a sua segurança constitui-se como um fator essencial. Ao longo dos anos o ISQ tem contribuído para garantir a segurança dos trabalhadores, mas também a segurança do processo e dos equipamentos e sistemas que nele são utilizados.

No conjunto das nossas atividades contribuimos há décadas para o desenvolvimento desta indústria.

TESTEMUNHO: THE NAVIGATOR COMPANY

Colaboração para uma elevada disponibilidade dos ativos

O ISQ é um parceiro-chave para a The Navigator Company, e que consideramos ser um especialista de grande importância para a indústria portuguesa em algumas das suas áreas de especialidade. Desde a sua criação, todas as nossas unidades industriais têm trabalhado em conjunto, numa relação que gradualmente introduziu benefícios e crescimento mútuo, e que atualmente se materializa na prestação de serviços em todas as áreas de especialidade do ISQ, desde inspeções técnicas e ensaios a consultadoria e formação.
Esta longa relação e as competências técnicas em serviços de especialidade permitiram ao ISQ conhecer profundamente alguns dos nossos ativos mais importantes e contribuir com o seu suporte regular para os manter com uma elevada disponibilidade.
Os desafios que vivemos hoje nas empresas requerem cooperação e uma melhoria contínua. Pensamos que o ISQ tem um papel fundamental que é, também, um desafio: manter a qualidade de serviço e knowhow nas tecnologias de ponta com evolução cada vez mais rápida, num enquadramento que requer cada vez maior agilidade e competitividade, e que necessitamos de receber para passar aos nossos clientes.


Pedro Miguel Domingos da Conceição
Coordenador Central de Gestão de Ativos e Manutenção na The Navigator Company

Acreditação SIR

O ISQ possui desde Dezembro de 2013 autorização provisória para o exercício de entidade acreditada na área do ambiente no âmbito do Sistema da Indústria Responsável (SIR).
A entidade acreditada verifica a boa instrução de processos de licenciamento para efeitos de instalação ou alteração de estabelecimentos industriais ou de Zonas Empresariais Responsáveis.

Os processos alvo de verificação pelas entidades acreditadas incluem os seguintes regimes:

  • Avaliação de impacte ambiental (estudos de impacte ambiental)
  • Licenciamento ambiental
  • Operações de gestão de resíduos
  • Prevenção de acidentes graves
  • Instalações de incineração e co-incineração
  • Comércio europeu de licenças de emissão (título de emissão de gases com efeito de estufa)

LUBSYSTECH: Sistema de gestão integrado para análise de condição de sistemas de lubrificação industriais

O projeto LubSysTech visa desenvolver um sistema de gestão integrado para análise de condição de sistemas de lubrificação com base na monitorização e avaliação de lubrificantes fluidos, utilizando um protótipo de caracterização de lubrificante e uma plataforma digital.

O objetivo é manter o funcionamento de acordo com os requisitos do equipamento, e substituir os lubrificantes somente quando necessário.

LIGHTCOCE: Building an Ecosystem for the up-scaling of lightweight multi-functional concrete and ceramic materials and structures

O LightCoce visa a criação de um ecossistema de inovação (Open Innovation Test Bed) para o desenvolvimento e aumento de escala de materiais e estruturas mais leves e multifuncionais, compostos fundamentalmente de betão e cerâmicos¸ para aplicação nos setores aeroespacial, aeronáutico e da construção.

Neste projeto, o ISQ contribui para a avaliação do impacto da implementação das tecnologias desenvolvidas, do ponto de vista ambiental (avaliação do ciclo de vida), económico (custos de ciclo de vida), eficiência de recursos (recorrendo ao software ecoPROSYS©) e de segurança (apreciação do risco, com especial enfoque na nanosegurança). Irá também contribuir nas atividades de disseminação e exploração do projeto.

O projeto conta com a participação de 26 parceiros europeus de 9 países da EU, dos quais 5 Grandes Empresas, 8 Entidades do sistema científico e tecnológico, 12 PME e 1 Associação, sendo  financiado pelo programa H2020.

MAESTRI

Projeto europeu de investigação e desenvolvimento que visa a criação de um sistema integrado de gestão da energia e recursos, com o objetivo de desenvolver e aplicar metodologias de promoção da ecoeficiência na indústria: “fazer mais, com menos recursos”

O ISQ coordena um consórcio de 15 parceiros europeus oriundos de 5 Estados-Membros (Portugal, Alemanha, Itália, Polónia e Reino Unido)

ECOPROSYS: Metodologia Integrada de Eco-eficiência para Sistemas de Produção

O ISQ desenvolveu um software com ferramentas e recursos que ajudam as empresas a reduzirem os seus encargos ambientais.  Trata-se de uma metodologia Integrada de Ecoeficiência para Sistemas de Produção que permite quantificar os níveis de eficiência das empresas, por forma a tornarem-se mais sustentáveis, com políticas eco friendly.

Esta metodologia pretende dar resposta e trazer soluções à sustentabilidade global. As populações estão a consumir os recursos naturais do planeta a uma velocidade estrondosa e calcula-se que cerca de ¾ da população mundial vive em países que consomem, anualmente, mais 30% dos recursos para além dos que a Terra tem capacidade de reabastecer. Esta premissa tem um grande impacto ecológico, nomeadamente nos processos de desflorestação, solos degradados, poluição do ar e da água e extinção de várias espécies do ecossistema.

Este fenómeno ambiental tem piorado à medida que o consumo industrial aumenta, sendo que a tecnologia não tem acompanhado o mesmo ritmo na procura de soluções que façam frente à problemática da sustentabilidade global. Estudos prevêem que, até 2040, a procura da energia mundial deverá aumentar em cerca de 37%, o que significa que, se nada for feito, iremos necessitar de dois planetas para aguentarmos o estilo de vida atual.

Por essa razão, o ISQ aliou-se, uma vez mais, à tecnologia para tentar encontrar novas formas de as empresas continuarem a produzir de forma eco-eficiente, sem sobrecarregarem o planeta. Através desta metodologia, o ISQ pretende promover produtos e processos industriais mais sustentáveis ​​e competitivos, promovendo metodologias como o ecoPROSYS que permitem às empresas um maior desempenho com menos recursos e menos energia, complementado por relatórios sobre o impacto ambiental dos seus produtos/serviços, por um conhecimento mais especializado e por métricas de avaliação dos resultados

HI2TRUST: Plataforma para inspeção de componentes a alta temperatura ​​

O projeto Hi2TRUST consiste num sistema avançado de inspeção e monitorização de componentes críticos em serviço (tubagens, caldeiras), nas condições operacionais de alta temperatura, até aos 550ºC. No fundo, é fazer uma “ecografia” ao estado da soldadura do equipamento.

O objetivo deste projeto é ultrapassar as limitações físicas da tecnologia de inspeção EMAT (Electromagnetic Accoustic Transducers).

Neste contexto, são desenvolvidas técnicas de inspecção por ultra-sons avançados, por Correntes Induzidas e desenvolvido um módulo de inspecção visual automatizado. Fazem parte deste projecto as vertentes de inspecção volumétrica, utilizando o Phased Array (técnica de inspeção por ultra-sons) e o TOFD (Time-Of-Flight Diffraction, inspecção superficial, utilizando as Correntes Induzidas e Inspecção Visual remota, utilizando câmaras avançadas de alta definição e um sistema de alinhamento laser.
A integração destas técnicas tem um carácter complementar com as restantes, conseguindo-se assim maximizar a sensibilidade e capacidade de detecção do sistema.

a confiança de ter o líder
como parceiro

Não só prestamos serviços como também fazemos parte das organizações que definem as normas e padrões a cumprir por esses serviços.

O ISQ está presente nas mais relevantes instituições de regulação e normalização em áreas onde opera, presidindo algumas delas.


Estas instituições definem e regulamentam atividade, critérios de homologação e parâmetros técnicos internacionalmente aceites.