inovação e P&D

O nosso DNA

A Investigação & Desenvolvimento e Inovação é uma das chaves no percurso do Grupo ISQ ao longo dos seus cerca de 50 anos de existência.
Essa característica assenta numa contínua antecipação das necessidades do meio empresarial e no desenvolvimento de adequadas capacidades de resposta, alicerçadas em 3 aspectos fundamentais:

 

  • Instalações adequadas
  • Equipamento tecnologicamente avançado
  • Recursos humanos de elevado nível
 

 Em colaboração com mais de 1200 parceiros nacionais e internacionais, industriais e acadêmicos, o ISQ promove a transferência de tecnologia para a indústria, contribuindo para uma maior sustentabilidade e desenvolvimento do tecido empresarial.

Como resultado das atividades de I&D, merecem destaque as recentes aplicações de tecnologia de “Phased Array” automatizado e Ondas Guiadas em instalações da indústria petrolífera, a aplicação da avaliação do ciclo de vida e do “Eco-Design” no desenvolvimento de novos produtos sustentáveis, a monitorização inteligente de sistemas de proteção catódica e a caracterização e controlo de revestimentos e a utilização da tecnologia de “Phased Array” automatizado em tanques de Gás Natural Liquefeito (GNL).

Centros de Investigação e Desenvolvimento + Inovação

A atividade de P&D do ISQ está articulada em quatro centros, que endereçam as áreas prioritárias.

Baixo Carbono e Eficiência de Recursos

Este centro de inovação foca-se na investigação em soluções de eficiência energética, eficiência de recursos, gestão de risco e observação do ambiente. Já criou soluções para aferição de ecoeficiência em processos industriais, estratégias de simbiose industrial, otimização de processos térmicos e serviços de nano-segurança.

CI Materiais e Tecnologia

Este centro de inovação foca-se na investigação em caracterização de materiais, avaliação não-destrutiva, tecnologias de produção e gestão de ativos. Já criou soluções para testes de alto-impacto, testes de fratura de stress em corrosão, sistemas de inspeção avançada de soldadura em torres eólicas, inspeção não-destrutiva em alta temperatura, inspeção não-destrutiva em manufatura aditiva (impressão 3D industrial)

CI Sistemas Inteligentes e Digitais

Este centro de inovação faz investigação em Tomada de Decisão, Inteligência Artificial e Indústria 4.0. Já criou sistemas de otimização de processos para distribuição de água, sistemas de realidade virtual e aumentada para apoio a processos complexos, avaliação da maturidade i4.0 para a indústria, data analytics para a indústria e sistemas de visualização e inteligência artificial para colheitas agrícolas.

CI Formação e Qualificações

Este centro de inovação faz investigação em qualificações técnicas e tecnológicas emergentes, metodologias, abordagens e ferramentas pedagógicas inovadoras e estratégias setoriais para formação e qualificação na europa. Já criou a certificação europeia em produção aditiva “Engenheiro de Processo” e “Técnico de Design”, a qualificação europeia em “Técnico de Eficiência Energética em Edifícios”, bem como programas de b-learning na área da sustentabilidade e economia circular.

O ISQ foi parceiro ou coordenador em mais de 500 projetos de P&D (desde a década de 80) e participa nos Programas IXV (veículo de reentrada da Agência Espacial Europeia), ITER (International Thermonuclear Experimental Reactor), CERN (Large Hadron Collider), projetos ALMA e E-ELT (European Extremely Large Telescope) da ESO (European Southern Observatory)

 No ranking anual das 100 empresas com mais despesa em atividades de I&D em Portugal, publicado pelo GPEARI (Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais) a partir do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional, o ISQ tem-se consecutivamente situado, no período compreendido entre 2007 e 2009, entre os 50 primeiros.
Neste período apresentou um investimento médio próximo dos 5 milhões de euros e em 2009 classificou-se em 6º lugar, quando se considera o número de doutorados afetos a atividades de I&D, medido em Equivalente a Tempo Integral (ETI).

ITER

O ITER está em construção em Saint-Paul-lez-Durance (Cadarache), sul da França. Os edifícios e a infraestrutura necessários para o “First Plasma” estão 75% concluídos, estando em curso a montagem do equipamento. Prevê-se a conclusão da primeira fase no final de 2025 com o “First Plasma”.

 

 

A partir de 2025, serão realizadas experiências com aumentos graduais de potência, alternando com períodos de desenvolvimento do processo. O arranque à potência total está previsto para 2035.

CERN

Uma equipa do ISQ acompanhou durante vários anos a fabricação e instalação de diversos componentes, acessórios e várias estruturas deste que é considerado um dos maiores projetos de investigação da atualidade. Aqui, tudo começa numa “simples” garrafa de hidrogénio — “The Bottle to Bang”.

ESA

Ao longo dos últimos anos, o ISQ e a ESA têm sido parceiros em diversos projetos, destacando-se recentemente a avaliação da disponibilidade e adequabilidade de tratamentos de superfície alternativos aos contendo crómio hexavalente.

 

CNES / ARIANESPACE — KOUROU

Desde 2003 que uma equipa integra o serviço de garantia da qualidade, atuando nas áreas da Qualidade Solo, Fluidos e Mecânica, Segurança, Qualidade Bordo e Satélites. Mais uma vez, o hidrogénio funciona aqui como combustível do andar principal do Ariane 5.

ESO

A participação atual do ISQ no projeto ELT (Extremely Large Telescope) consiste na permanência de uma equipa na Garantia da Qualidade em Garching (Munique), sede do ESO. O ELT terá um espelho principal de 39 metros de diâmetro composto por 798 segmentos. O telescópio será o maior alguma vez construído e ficará instalado em Cerro Armazones, perto do Paranal, Chile.