rede de conhecimento

Como suporte à atividade desenvolvida, o ISQ conta com uma moderna e bem equipada rede de centros de conhecimento
e tecnologia, centros de I&D+i, núcleos de excelência e laboratórios acreditados.
 

Centros de Conhecimento e Tecnologia

Os CCT – Centros de Conhecimento e Tecnologia, são unidades funcionais com instalações físicas dedicadas e tecnologicamente equipadas, incluindo laboratórios acreditados. Estão focados em determinadas áreas de conhecimento e englobam múltiplas valências, agindo como centros de interação com novas áreas de ciência e tecnologia, avaliação da prontidão tecnológica, investigação de tendências e aplicações futuras e a capacidade de aplicação da novas tecnologias ao mercado, incluindo prestação de serviços de consultoria e engenharia na aplicação de tecnologia ao tecido empresarial português.

Oeiras – Campus ISQ no Taguspark

Com mais de 80 mil metros quadrados e múltiplos edifícios, laboratórios e instalações tecnológicas, o CCT do Taguspark agrega múltiplas valências, da Metrologia às Estruturas, Ruído e Vibrações, Formação e Qualificação de Pessoas, Transformação Digital e Engenharia de Software, Modelos Matemáticos, Processos e Segurança, Química, Ambiente, Agroindústria, Farmácia, entre outras

Grijó – Vila Nova de Gaia

Com mais de 7 mil metros quadrados de área e vários edifícios, laboratórios e instalações tecnológicas, o CCT do Grijó cria soluções para o setor de Serviços e para a Indústria, endereçando as áreas de Materiais, Engenharia de Processos e Produção, Digitalização e Robotização da Indústria, Qualidade de Software, Ensaios e Metrologia.

Castelo Branco

O CCT de Castelo Branco trabalha com o setor Aeroespacial e Aeronáutico, colaborando com a ESA e fabricantes de aviões, no desenvolvimento de soluções mais seguras e eficientes. As valências deste CCT, incluem ensaios climáticos, ATP, estruturais, termodinâmicos e de vibrações, que também endereçam as necessidades de setores Automóvel, Ferroviário, Naval e Industrial pela gama de tecnologias e ensaios disponíveis

Loulé

O CCT de Loulé está especialmente vocacionado para valência de inspeção, ensaio e metrologia, nos setores de serviços e indústria

Monção

O CCT de Monção endereça a modernização da indústria, com especial foco na Indústria Automóvel, quer na vertente de desenvolvimento, ensaios e testes de componentes e novos materiais, quer na otimização de produção pela robotização e engenharia de processos.

Sines

O CCT de Sines foca-se na Indústria de Petróleo e Gás e de Processo e na Produção Energética, cooperando de perto com o cluster industrial envolvente para trazer soluções de segurança, compliance, ambiente e eficiência.

Viseu

O CCT de Viseu apoia o cluster de Serviços e Indústria envolvente nas valências de ensaios, inspeção e metrologia.

Centros de Investigação e Desenvolvimento + Inovação

Os nossos Centros de P&D (Investigação e Desenvolvimento + Inovação) focam-se na investigação em ciência base e aplicada e na aplicação de tecnologia futura em soluções passíveis de chegar ao mercado ou na otimização de tecnologias e processos. Estão distribuídos pelos vários CCT e trabalham de forma articulada com instituições nacionais e internacionais, contribuindo para o progresso e evolução do conhecimento.

CI Baixo Carbono e Eficiência de Recursos

CI Materiais e
Tecnologias

CI Sistemas Inteligentes e Digitais

CI Formação e Qualificações

Núcleos de Competência – Empresas Participadas

Desde a década de 90 que o ISQ tem investido em novos negócios e empresas que, em alguns casos, representam spin-offs da sua actividade, e noutros, apenas a sequência de novas oportunidades ou do benchmarking de actividades próprias. Esta rede de participadas representa núcleos de competência específica, sendo por vezes líderes no seu segmento.

 

Consórcios, Parcerias e Protocolos Nacionais e Internacionais

A nossa Rede de Conhecimento apoia-se num conjunto de nós externos que a ampliam e multiplicam capacidade de agregar e criar valor. Desde consórcios a associações, alguns liderados pelo ISQ, a nossa presença permite-nos capitalizar e contribuir para o conhecimento.