O ensaio de correntes parasitas é uma excelente opção para inspeção de tubos de trocadores de calor de material não ferromagnético como alumínio, latão, cobre, titânio, aço inoxidável e suas ligas. Além de permitir uma alta produtividade, é um ensaio extremamente sensível, capaz de detectar amassamentos, trincas e perdas de espessura por danos mecânicos ou por processos corrosivos.
O ensaio eletromagnético consiste na inserção de uma sonda em cada um dos tubos a serem inspecionados. Essa sonda possui bobinas que são alimentadas por uma corrente alternada, cujo campo magnético induz uma corrente elétrica na superfície do condutor. Essa interação entre sonda e condutor define uma impedância característica na sonda, que é alterada de acordo com o tipo de defeito do condutor. A interpretação do tamanho e profundidade desse defeito é realizado com base em uma curva de calibração de um tubo padrão calibrado, que associa as dimensões do defeito com um dado valor de impedância da sonda.
O ISQ Brasil possui equipamentos modernos e uma equipe qualificada, com uma visão abrangente não só do ensaio em si, mas dos mecanismos de dano e das características construtivas do equipamento e das características do processo, permitindo um diagnóstico preciso para tomada de decisões.
Agimos de forma integrada em toda a cadeia de valor, dando-lhe acesso a mais de 250 serviços especializados, centenas de especialistas técnicos, laboratórios e equipamento de ponta e a experiência acumuladas de mais de 20 anos a operar nestas áreas no Brasil e no mundo, liderando alguns dos mais emblemáticos projetos nacionais e internacionais.