o vasto leque de ofertas de formação na área da eficiência energética e da energia proveniente de fontes renováveis mostra como o ISQ tem tido um papel ativo na concretização dos ambiciosos objetivos mundiais e europeus de descarbonização e das metas do green deal.
por Margarida Segard e Fernando Fonseca
O ISQ tem sido “energia” ao longo destas décadas e tem criado competências verdes em Portugal inteiro e no mundo. Move-se pela inovação, move-se pela sustentabilidade, move-se pela capacidade de desenhar referenciais e programas de formação úteis ao país, às empresas e organizações e aos cidadãos e trabalhadores.
Com os ambiciosos objetivos mundiais e europeus de descarbonização e as metas do Green Deal, constata-se que as empresas e organizações portuguesas têm ainda um longo caminho a percorrer, sendo as competências um acelerador de inovação rumo ao futuro.
A ISQ Academy tem tido um papel ativo na aplicação das diretivas europeias relativas ao desempenho energético dos edifícios, das indústrias, dos transportes e doméstico. Nesse contexto, criou uma vasta oferta formativa nacional em matérias de eficiência energética e recurso a energia proveniente de fontes renováveis em edifícios residenciais, comerciais e industriais, contribuindo para a diminuição da poluição e da dependência energética do nosso país.
O Centro de Formação e Laboratório ECOTERMOLAB, com prémio de Sustentabilidade “Norte Sustentável”, é um edifício energeticamente eficiente. Trata-se, por si só, de uma iniciativa de promoção de uma economia de baixo carbono, de racionalização energética, de melhoria de desempenho energético e ambiental de edifícios, de valorização e utilização de energias renováveis: solar térmica, fotovoltaica e eólica.
Vários fatores contribuem para potenciar a aprendizagem. É o caso da capacidade demonstrativa do funcionamento dos equipamentos e das infraestruturas, da utilização de tecnologia aplicada à gestão da procura de energia, das técnicas de conservação de energia e da integração de equipamentos de elevada eficiência energética. Desta forma, é possível passar da prática simulada para a prática em contexto real, o que torna o processo de aprendizagem mais rápido e enriquecedor, permitindo a capacitação de competências para os mais diversos setores.
Num âmbito de skills intelligence e benchmarking europeu, com parceiros de referência europeus e mundiais, temos aprendido e apostado seriamente na inovação, no saber fazer e “aprender na prática” ou “na prática, a teoria é diferente”.
O ISQ posiciona-se como o parceiro das empresas portuguesas e dos organismos do Estado para a capacitação “competências verdes” e “greening skills”, o que implica uma “democratização” das competências em todos os níveis funcionais corporativos e não apenas nas áreas técnicas ou de produção.
Na realidade, para se dar verdadeiros passos de transformação na transição “verde”, é preciso ter não apenas competências técnicas e certificações de competências técnicas ambientais, de energia e eficiência energética, mas também soft skills, liderança, competências “fluidas”, gestão de redes e networks, inovação, data analysis, entre outras.
A transição verde só se faz com um mindset verde holístico e universal de competências para todos os cidadãos, gestores e trabalhadores.
o isq tem capacidade demonstrativa do funcionamento dos equipamentos e das infraestruturas, passando da simulação ao contexto real.
A ISQ Academy criou programas de formação associados a um leque de novas competências emergentes.
Diretora ISQ Academy Vice-presidente da Associação Europeia de Centros de Formação – EVBB, Advisor na Comissão Europeia e UNESCO – DG Employment, DG Mare, Adult Learning, Excellence in VET Training. Fundadora, ex-Presidente e atual Membro do Comité Executivo da Rede Nacional de Responsabilidade Social RSO PT.
Inovação
Inovação | Sustentabilidade
Inovação | Indústria 4.0 | Tranformação Digital