A cidade de Lisboa afirma-se já como uma referência na área da sustentabilidade. É a primeira capital do sul da europa a conquistar a distinção de capital verde europeia, em 2020, e será palco de iniciativas que visam responder à emergência climática.
FERNANDO MEDINA
Lisboa orgulha-se da sua História de abertura ao mundo e tradição de acolhimento de povos e culturas, simultaneamente contemporânea e tradicional, autêntica e moderna, conjugando fatores que fazem da capital portuguesa um destino único.
Se antes Lisboa era procurada principalmente pela sua História, clima, segurança, oferta cultural e capacidade para acolher alguns dos principais eventos mundiais, hoje a cidade afirma-se também como uma referência na área da sustentabilidade.
Lisboa foi a primeira capital do sul da Europa a conquistar a distinção de Capital Verde Europeia, em 2020, um reconhecimento do caminho que percorremos e da visão que temos para o futuro. Uma visão em linha com as metas do Acordo de Paris e que se materializa no Plano de Ação para a Energia Sustentável e Clima, aprovado em 2018.
Entre 2014 e 2018, Lisboa conseguiu reduzir em 49% o consumo de água potável. Agora, tem o desafio de cumprir as ações necessárias para:
As alterações climáticas não são um cenário futuro, mas uma realidade presente, e todos temos o dever de agir. Com a capital Verde Europeia 2020, e durante a próxima década, Lisboa será palco de iniciativas que chamam para responder à emergência climática todos os stakeholders, privados e públicos, locais e internacionais.
A nossa geração é a última que pode reverter o impacto negativo que a ação humana está a ter no planeta. É isso que nos lembram hoje nas ruas os jovens com o seu exemplo cívico de ativismo na greve climática em todo o mundo. A sustentabilidade ambiental é o maior desafio que enfrentamos, e as cidades, onde vive a maior parte da população, têm de liderar essa agenda.
Juntamente com as maiores cidades mundiais, presentes no C40 Cities, estamos a trabalhar para liderar esta agenda de mudança e garantir um futuro sustentável para todos, uma responsabilidade e uma obrigação para com as crianças de hoje, adultos de amanhã
Liderado pelo ISQ, o projeto visa demonstrar uma plataforma digital inovadora de gestão e tomada de decisão que, através de modelos de simulação, previsão e otimização, dá apoio à operação de Sistemas de Abastecimento de Água (SDA). O LIFE SWSS pretende dar resposta ao problema da eficiência de redes de abastecimento de água, que causa impactos significativos devido à enorme quantidade de energia consumida, as emissões de GEE associadas e fugas de água.
NUM EVENTO QUE REUNIU OS GRANDES PLAYERS DO TURISMO EM PORTUGAL, O ISQ E O TURISMO DE PORTUGAL PROMOVERAM O DEBATE E MOSTRARAM SOLUÇÕES INOVADORAS DISPONÍVEIS NA ÁREA DA SUSTENTABILIDADE…
O ISQ disponibliza um serviço para diagnóstico inicial e avaliação do desempenho da cidade ao abrigo da Norma NP ISO 37120 – Desenvolvimento Sustentável e Indicadores para os Serviços Urbanos e Qualidade de Vida
Sendo parte integrante de uma nova série de normas internacionais em desenvolvimento para uma abordagem holística e integrada ao desenvolvimento sustentável e à resiliência, o conjunto de indicadores da Norma NP ISO 37120 ( Economia, Educação, Energia, Ambiente, Finanças, Resposta a incêndios e a emergências, Governança, Saúde, Recreio, Segurança, Alojamento, Resíduos, Telecomunicações e Inovação, Transportes, Planeamento urbano, Águas residuais, Água e saneamento) fornece uma abordagem uniforme ao que é medido e à forma como essa medição é realizada. Estes indicadores são utilizados para acompanhar e monitorizar o progresso do desempenho da cidade, de modo a obter um desenvolvimento sustentável caracterizado.
A metodologia usada pelo ISQ permitirá essa abordagem holística e integrada ao desenvolvimento sustentável que inclui indicadores para os serviços urbanos e a qualidade de vida; indicadores para as cidades inteligentes e indicadores para as cidades resilientes
Esta metodologia garante uma análise contínua do desempenho da cidade, conseguindo orientar o seu desenvolvimento através da medição da gestão de desempenho, o que permite um planeamento estratégico mais eficaz e suporta a tomada de decisão para o desenvolvimento de políticas públicas e de definição de prioridades, com a possibilidade de partilha das melhores práticas implementadas, integrada numa política de transparência com os cidadãos.
PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA
Sustentabilidade|Agricultura e Agroindústria|Inovação|Tranformação Digital
Inovação | Sustentabilidade
Sustentabilidade