O CRESCIMENTO DA PROCURA DE ENERGIA TORNA INDISPENSÁVEL A PROMOÇÃO DE ENERGIAS VERDES QUE MINIMIZEM OS IMPACTOS AMBIENTAIS RUMO À NEUTRALIDADE CARBÓNICA. NESTE CONTEXTO, O HIDROGÉNIO ASSUME UM PAPEL RELEVANTE.
APESE – Associação Portuguesa das Empresas de Serviços de Energia é uma entidade empresarial sem fins lucrativos que nasceu em abril de 2011 com o objetivo de promover o desenvolvimento da indústria dos Serviços de Energia em Portugal, nas vertentes tecnológicas, regulamentares e de boas práticas. Durante os últimos anos, a associação e os seus associados promoveram a utilização eficiente de energia, contribuindo para a geração de emprego, para o cumprimento das metas nacionais e europeias e, desta forma, para o aumento da competitividade nacional.
A relação entre as alterações climáticas e o consumo de energia é confirmada pela ciência, sendo o setor energético, segundo a Agência Internacional de Energia, responsável por mais de dois terços das emissões globais de gases com efeito de estufa. Com o crescimento registado na procura de energia, torna-se indispensável a promoção de energias verdes que minimizem os impactos ambientais associados ao setor, rumo a uma neutralidade carbónica.
Assim, Portugal assumiu, através da aprovação do Plano Nacional de Energia e Clima 2030, um conjunto de medidas que materializam a meta, para 2030, de 47% de energia proveniente de fontes renováveis e uma redução no consumo de energia primária de 35%, com vista à neutralidade carbónica em 2050.
OS GASES RENOVÁVEIS ASSUMEM UM PAPEL RELEVANTE NO PROCESSO DA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA, ALAVANCANDO OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO.
Neste âmbito, os gases renováveis, com especial enfoque para o hidrogénio verde, assumem um papel relevante no processo da transição energética, alavancando oportunidades de desenvolvimento económico, industrial, científico e tecnológico no quadro europeu.
A relevância do hidrogénio verde reside no facto de, entre outros, ser um portador de energia com elevada densidade energética, o que lhe permite ser uma solução para processos industriais intensivos, para o armazenamento de energia produzida através de fontes renováveis e para o surgimento de outros combustíveis de base renovável, como é o caso dos combustíveis sintéticos. Neste sen- tido, o Governo aprovou recentemente a Estratégia Nacional para o Hidrogénio (EN-H2), que estabelece, para 2030, uma meta de 1,5% a 2% de hidrogénio verde no consumo final de energia.
Este objetivo ambicioso obriga a uma forte intervenção e investimento da indústria nacional, nomeadamente das empresas de Serviços de Energia. Estas reúnem um conjunto de valências únicas, nomeadamente experiência e know-how no setor, envolvimento em projetos de investigação e desenvolvimento ou capacidade de desenvolvimento de modelos de negócios inovadores capazes de alavancar investimentos. Num recente levantamento aos associados da APESE, verificou-se que os mesmos atuam em toda a cadeia de valor, desde a produção renovável ao consumo final, com experiência em tecnologias de produção, armazenamento, transporte e distribuição. Os associados têm ainda valências em áreas tão relevantes como certificação de instalações/equipamento ou utilização de inteligência artificial em processo de otimização da operação e manutenção.
As empresas de Serviços de Energia estão preparadas para o desafio da promoção do mercado do hidrogénio, incorporando engenharia e tecnologia neste setor, e contribuindo também para o desígnio da descarbonização da economia.
“AS EMPRESAS DE SERVIÇOS DE ENERGIA ESTÃO PREPARADAS PARA O DESAFIO DA PROMOÇÃO DO MERCADO DO HIDROGÉNIO.”
Promovemos a confiança nos seus produtos e serviços através de inovação, certificação, ensaios e consultoria. O ISQ é uma entidade privada, independente, idónea e acreditada, com serviços de Engenharia, Consultoria, Inspeção, Ensaios e atividades de I&DT e Inovação. Agimos no seu interesse para promover a qualidade de produtos, serviços, instalações e processos, tendo em vista trazer-lhe acreditação, competitividade e inovação.
hidrogénio
Sustentabilidade | hidrogénio
Sustentabilidade | Energias Renováveis | hidrogénio