O ultrassom phased array (PAUT) é uma técnica de ensaio não destrutivo ultrassônico que associa em um único transdutor, em um arranjo linear ou matricial, uma série de elementos piezelétricos com até 128 elementos. Além das vantagens associadas ao registro dinâmico das aquisições, possibilidade de auditoria das aquisições, possibilidade de inspeção de geometrias complexas, o PAUT está se tornando o ensaio volumétrico padrão para inspeção de fabricação e, principalmente, inspeção em serviço.
Mapeamento de corrosão
O mapeamento de corrosão ultrassônico é uma técnica de inspeção não intrusiva que mede a espessura do material usando ultrassom. As variações na espessura do material devido à corrosão são identificadas e representadas graficamente como uma imagem fácil interpretação. Com as tecnologias avançadas do ISQ, a caracterização do perfil de espessuras de uma área corroída torna a análise de adequação ao uso extremamente precisa, permitindo uma adequada gestão do ciclo de vida do ativo.
O PAUT é amplamente utilizado para detecção em serviço e caracterização de corrosão em tubulações, tanques, vasos e outros ativos críticos. Com uma pegada maior, as sondas PAUT podem cobrir uma superfície maior em velocidades mais altas, levando a uma redução significativa do tempo e resolução aprimorada. O ISQ Brasil oferece a solução completa com seus avançados aparelhos Phased Array, scanners automatizados e manuais, transdutores e sapatas.
Mapeamento de corrosão em um vaso separador off-shore.
Tensões primárias do equipamento com as espessuras reais obtidas pelo mapeamento de corrosão para análise de criticidade de defeitos.
Inspeção de soldas
A radiografia tem sido utilizada há décadas para inspecionar juntas soldadas de equipamentos, mas apresenta limitações severas, especialmente para análises de adequação ao uso. Como resultado, a radiografia está sendo gradativamente substituída pelo exame ultrassônico automatizado, até pela aceitação do método como alternativa à radiografia pelos códigos de construção em diversas situações.
Embora o UT convencional ainda seja amplamente usado, o PAUT e TOFD (time off light diffraction) rapidamente se tornaram as tecnologias essenciais para soldagem de fabricação e inspeção em serviço. A combinação de PAUT e TOFD permite a detecção e dimensionamento de todos os tipos de defeitos de soldagem e danos em serviço. Além disso, a captura de matriz completa (FMC), o método de focagem total (TFM), a imagem de onda plana (PWI) e a análise assistida de defeitos levaram o PAUT a outro nível.
Associados a scanners manuais ou automatizados, que podem acomodar até seis transdutores de PAUT e/ou TOFD, é possível realizar inspeções com elevada produtividade e repetibilidade, permitindo o acompanhamento do crescimento de defeitos subcríticos de forma extremamente precisa ao longo dos anos.
Diferenciais ISQ
O ISQ conta com um grupo de pesquisa, desenvolvimento e inovação com diversos especialistas a nível de mestrado e dourado na área de ensaios ultrassônicos, além de inspetores certificados internacionalmente. Essa competência é associada ainda a um parque tecnológico avançado, com laboratórios dedicados com equipamentos e softwares específicos para desenvolvimento de procedimentos para aplicações específicas de nossos clientes.
Agimos de forma integrada em toda a cadeia de valor, dando-lhe acesso a mais de 250 serviços especializados, centenas de especialistas técnicos, laboratórios e equipamento de ponta e a experiência acumuladas de mais de 20 anos a operar nestas áreas no Brasil e no mundo, liderando alguns dos mais emblemáticos projetos nacionais e internacionais.