Modelagem Acústica

Nas últimas décadas, a identificação dos principais estressores ambientais tem sido objeto de diversas pesquisas, devido a uma preocupação crescente com o impacto de seus efeitos sobre a saúde e a qualidade de vida da população. A existência de níveis elevados de ruído no meio ambiente em que a população vive, trabalha ou passa um período significativo do dia, é um fator de risco relevante para a saúde pública.  

A modelagem computacional permite caracterizar diversos indicadores de poluição sonora nas zonas de influência das fontes emissoras, quer de cenários passados, atuais ou de cenários futuros. Na União Europeia, a partir de 2002 as cidades com mais de 200 mil habitantes foram obrigadas a fazer seus mapas acústicos, e cada vez mais observamos que a realização desses estudos estão se tornando uma tendência mundial devido aos seus benefícios e sua importância. 

Modelagem Acústica

Alguns órgãos de controle ambiental, intentando a proteção preventiva ou remediadora, tem imposto, principalmente, à iniciativa privada, a elaboração de mapas de ruído como condição para a obtenção da Licença de Implantação (LI) e ou obtenção/manutenção da Licença de Operação (LO), de suas unidades. Apesar da crescente demanda, ainda não há procedimento normalizado no Brasil para o cálculo de níveis de ruído, portanto, eles são elaborados com base nas recomendações da União Europeia. 

Software de modelagem acústica

O ISQ utiliza os melhores softwares de modelagem acústica disponíveis no mercado, por meio deles é possível estudar o ruído de empreendimentos já estabelecidos, bem como simular o ambiente sonoro resultante de qualquer alteração, como a implantação de qualquer novo tipo de infraestrutura como, por exemplo, novas urbanizações ou intervenções no tráfego de veículos (rodoviários, aeroviários e ferroviários). Nestes softwares estão implementados procedimentos de predição de ruído baseados em diversas normas internacionais. 

Metodologia

O ISQ dispõe dos melhores equipamentos e softwares, bem como um time de profissionais especialistas em soluções ambientais para elaborar o mapa acústico seguindo o fluxograma abaixo.

Case

O ISQ modelou o entorno da futura Ponte Salvador-Ilha de Itaparica-BA, visando diagnosticar aquele ambiente acústico em 2014, antes das obras de construção, e prognosticar os possíveis impactos da implantação e operação deste empreendimento em 2017, ano previsto para a sua inauguração e em 2047, ano de consolidação do projeto. 

Diagnóstico do cenário em 2014

A Figura 2 apresenta através de manchas/faixas isofônicas, a propagação dos níveis sonoros em toda a área de estudo com destaque para os níveis de ruído calculados em cada um dos receptores virtuais.  

Mapa acústico diurno e noturno do cenário 2014

Prognóstico dos cenários em 2017 e 2047

As Figuras 3 e 4, respectivamente, apresentam através de manchas/faixas isofônicas, a propagação sonora em toda a área de estudo com destaque para os níveis de ruído calculados em cada um dos receptores virtuais. 

Mapa acústico diurno e noturno do cenário 2017
Mapa acústico diurno e noturno do cenário 2047

Conclusão

A comparação dos mapas acústicos dos 3 cenários aponta para um aumento contínuo do volume de tráfego, o que se reflete no mapa de ruído preditivo do ano 2047, em que os níveis de ruído referidos para o ano de inauguração da ponte se amplificam de forma notória em todos os receptores, ao ponto das isolinhas de ruído das duas rodovias se sobreporem em grande parte da extensão da ilha. Do lado de Salvador, o cenário se repete, apesar de se tratar de uma área densamente urbanizada e que, já atualmente, se caracteriza por elevados volumes de tráfego.  

Por meio da ferramenta da modelagem acústica nosso cliente pode conhecer até onde o impacto das suas emissões se estenderá pela topografia, e com essa informação ele pode determinar a real área de influência do seu projeto, e assim traçar estratégias como a criação de uma barreira acústica natural ao longo da via (zona de amortecimento com o plantio de árvores), desapropriação de moradores próximos, e até a alteração do traçado, de modo a evitar danos a fauna e a saúde da população, bem como reclamações, paralisação das obras e multas. 

Ao longo dos seus mais de 22 anos de atuação no Brasil o ISQ desenvolveu sólidos conhecimentos e soluções para avaliação completa dos impactos ambientais do ruído. Consulte o nosso time de especialistas para mais informações! 

Consulte o nosso time de especialistas